Perguntas
Frequentes

Qual a diferença entre o Acnase gel e o Acnase creme?

Ambos atuam tratando topicamente a acne (cravos e espinhas) devido a sua ação bactericida (destruindo bactérias) e reduzindo a oleosidade. Porém, o creme, além do peróxido de benzoíla possui o enxofre a 2% que atua sobre a pele de duas maneiras: diminuindo a presença de bactérias (antisséptico) e levando à descamação fina (ação queratolítica). Outra diferença é que um é formulado em “creme” e o outro em “gel” proporcionando uma textura diferente.

Para qual tipo de pele é indicado Acnase gel e creme?

Ambos os produtos são indicados para o tratamento tópico da acne (cravos e espinhas). Acnase gel pode ser utilizado na peleoleosa e acnase creme na pele normal a seca.

O Acnase creme tem mais efeito que o gel?

Ambas as fórmulas são eficazes, no entanto, devido a presença do enxofre na apresentação em “creme”, o mesmoage diminuindo a presença de bactérias (ação antisséptica) e levando à descamação fina (ação queratolítica).

O que significa o efeito 'Não comedogênico'?

Significa que o produto passou por testes que comprovaram que ele não provoca o surgimento de cravos quando aplicado na pele.

Os produtos da linha Acnase diminuem a oleosidade?

De um modo geral, sim. A linha é composta por produtos que possuem na fórmula substâncias que atuam na redução da oleosidade da pele.

Qual a composição do Acnase gel?

Peróxido de benzoíla a 5%. Para informação completa, vide embalagem do produto.

Qual a composição do Acnase creme?

Peróxido de benzoíla a 5% e Enxofre a 2%. Para informação completa, vide embalagem do produto.

Qual a composição do Acnase sabonete em barra de ação antisséptica?

Enxofre e Ácido Salicílico. Para informação completa, vide embalagem do produto.

Qual a composição do Acnase sabonete líquido?

Ácido Salicílico. Para informação completa, vide embalagem do produto.

Acnase mancha a pele?

Se aplicado corretamente e respeitando os cuidados indicados nos rótulos e/ou bulas dos produtos, não é esperado que a linha Acnase manche a pele.

Acnase mancha tecidos?

Alguns produtos da linha Acnase, especialmente os que possuem em sua fórmula o peróxido de benzoíla (ACNASE CREME E ACNASE GEL), podem sim manchar roupas. Recomendamos que sejam utilizados cuidadosamente

Quais as contraindicações?

As contraindicações devem ser lidas nas respectivas bulas e/ou rótulos dos produtos, já que a linha conta com apresentações que possuem diferentes componentes. No entanto, ressaltamos que Acnase Creme, é contraindicado para pessoas hipersensíveis ao peróxido de benzoíla, enxofre e demais componentes da formulação, bem como o Acnase Gel que é contraindicado para pessoas hipersensíveis ao peróxido de benzoíla e aos demais componentes da formulação. Adicionalmente lembramos que ambos são contraindicados para crianças com menos de 12 anos de idade.

Mulheres amamentando podem utilizar o medicamento?

Devem ser seguidas as orientações indicadas nas bulas e/ou rótulos dos produtos. Para o Acnase Creme e Acnase gel: “ ESTE MEDICAMENTO NÃO DEVE SER UTILIZADO DURANTE A GRAVIDEZ SEM ORIENTAÇÃO MÉDICA OU DO CIRURGIÃO-DENTISTA.”

Para que serve o Teste de Adaptação?

O teste de adaptação faz parte do modo de uso de alguns produtos e deve sempre ser realizado, conforme consta na bula e embalagem do produto. A recomendação é a seguinte: Primeiro passo: durante 4 dias, antes da aplicação, lave o rosto com água e sabonete neutro. Aplique Acnase (creme ou gel) na área afetada e deixe o produto em contato com a pele somente duas horas por dia. Remova em seguida com água e sabonete neutro. Havendo boa tolerância, seguir o segundo passo. Segundo passo: durante 4 dias, antes da aplicação, lave o rosto com água e sabonete neutro. Aplique Acnase (creme ou gel) na área afetada e deixe o produto em contato com a pele somente quatro horas por dia. Remova em seguida com água e sabonete neutro. Não ocorrendo desconforto ou intolerância durante esses quatro dias, seguir o terceiro passo. Terceiro passo: durante 4 dias, antes da aplicação, lave o rosto com água e sabonete neutro. Aplique Acnase (creme ou gel) na área afetada, na hora de deitar e deixe duran¬te a noite. Remova pela manhã com água e sabonete neutro. Após o término da fase de adaptação, utilize o produto normalmente conforme posologia. Após os primeiros dias de aplicação, a pele começará a descamar como se tivesse sido queimada pelo Sol, podendo ocorrer ardor, ressecamento e vermelhidão que, se moderados, são normais e desejáveis. O teste de adaptação é muito importante porque permite que o paciente saiba se ele possui alguma hipersensibilidade à fórmula, antes de utilizar o produto.

Sempre que iniciar uso do medicamento é necessário repetir o Teste de Adaptação?

Sim.

Pode-se espalhar o produto pelo rosto todo?

A orientação para aplicação localizada ou em toda a região deve ser observada na rotulagem e bula do produto. Em relação ao Acnase creme e Acnase gel a recomendação é que seja aplicado preferencialmente na área afetada.

Como utilizar Acnase gel e creme?

Ambos os produtos devem seguir as orientações de bula e o uso sempre deve ser iniciado com o teste de adaptação. A recomendação é a seguinte: Primeiro passo: durante 4 dias, antes da aplicação, lave o rosto com água e sabonete neutro. Aplique Acnase (creme ou gel) na área afetada e deixe o produto em contato com a pele somente duas horas por dia. Remova em seguida com água e sabonete neutro. Havendo boa tolerância, seguir o segundo passo. Segundo passo: durante 4 dias, antes da aplicação, lave o rosto com água e sabonete neutro. Aplique Acnase (creme ou gel) na área afetada e deixe o produto em contato com a pele somente quatro horas por dia. Remova em seguida com água e sabonete neutro. Não ocorrendo desconforto ou intolerância durante esses quatro dias, seguir o terceiro passo. Terceiro passo: durante 4 dias, antes da aplicação, lave o rosto com água e sabonete neutro. Aplique Acnase (creme ou gel) na área afetada, na hora de deitar e deixe duran¬te a noite. Remova pela manhã com água e sabonete neutro. Após o término da fase de adaptação, utilize o produto normalmente conforme posologia. Para a apresentação CREME: Aplique ACNASE CREME duas vezes ao dia, de manhã e à noite, desde que a área tratada não seja exposta ao sol. Para ACNASE GEL aplique o produto uma ou duas vezes ao dia, de manhã ou à noite, desde que a área tratada não seja exposta ao sol. Deve-se evitar a exposição solar e, caso a exposição solar seja moderada, os produtos não devem ser utilizados durante o dia. Além disso, a pele deve ser lavada pela manhã para a remoção do produto aplicado na noite anterior e a aplicação de um filtro solar apropriado é recomendável.

Quando começa a ser observada melhora dos cravos e espinhas com Acnase gel/creme?

Costuma-se observar melhora a partir da 4ª semana de uso.

Qual o tempo de tratamento com Acnase gel/creme?

O tratamento da acne geralmente leve de 12 a 20 semanas.

Posso me expor ao sol utilizando Acnase gel/creme?

Recomendamos que seja evitada a exposição ao sol intenso durante o tratamento com Acnase, mas se houver necessidade de exposição moderada, Acnase gel e/ou Acnase creme não deve ser usado durante o dia. Neste caso, após a limpeza da área em tratamento, deve-se aplicar um protetor solar com fator de proteção de, no mínimo, FPS30.

Posso me expor ao sol utilizando Acnase sabonete?

Não existe contraindicação.

Quais sintomas são esperados com uso de Acnase creme/gel?

Após os primeiros dias de aplicação a pele começará a descamar como se tivesse sido queimada pelo Sol, podendo ocorrer ardor, ressecamento e vermelhidão que, se moderados, são normais e desejáveis.

O que posso utilizar para melhorar sintomas, casos eles persistam?

Recomenda-se que interrompam o uso e procurem a orientação médica.

Posso utilizar outros produtos concomitante ao Acnase gel/creme?

A associação de outros medicamentos e/ou cosméticos com o Acnase Gel ou Creme deve ser realizada com cuidado, respeitando-se as advertências em bula e sob orientação médica.

Posso utilizar hidratante durante o período de tratamento com Acnase gel/creme?

A associação de outros medicamentos e/ou cosméticos com o Acnase Gel ou Creme deve ser realizada com cuidado, respeitando-se as advertências em bula e sob orientação médica.

Por que o Acnase gel é branco e não transparente?

Devido as características da sua fórmula.

O Acnase gel/creme tira marcas ou manchas da pele?

Não. O Acnase gel e/ou creme não possui esta indicação.

Em quais casos utilizo apenas o sabonete Acnase e quando há necessidade de partir para uso do creme ou gel?

A linha de limpeza (sabonetes) pode ser utilizada como adjuvantes (auxiliares) nos casos de pele oleosa, com ou sem acne. Já o Acnase (creme ou gel) deve ser utilizado quando já houve o aparecimento de cravos e espinhas.

A Biolab Farmacêutica é uma indústria que se dedica à evolução como prática constante. Sua história iniciou-se em 1997 e, ao longo dos anos, a empresa conquistou uma trajetória de sucesso permeada pela dedicação e pelo protagonismo em inovação.
ACNASE CREME Enxofre 2% + peróxido de benzoíla 5% - MS 1.0974.0239 – Indicado para o tratamento tópico da acne vulgar leve (cravos e espinhas).
ACNASE GEL Peróxido de benzoíla 5 % - MEDICAMENTO DE NOTIFICAÇÃO SIMPLIFICADA RDC Anvisa Nº 199/2006. AFE nº1.00174-0 – Indicado para o tratamento tópico da acne.
Acnase é um medicamento, seu uso pode trazer risco. Procure o médico e o farmacêutico. Leia a bula. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.